quinta-feira, novembro 11, 2004

O meu 1º papa-oscar..

....vai ser oferecido á gotinha pelo post "Epilepsia-oque fazer?", pela ajuda e por estar presente numa altura de aflição,em que alguns secalhar só ficavam a ver!!!


Aqui embaixo passo o texto postado pela gotinha:

Epilepsia-O que fazer?
Ontem uma aluna minha ao sair da aula, deu 2 passos e caiu. Teve um ataque epiléptico. Disse logo a uma outra aluna para ir à telefonista chamar uma ambulância e chamei a funcionária para me ajudar com a aluna. Estava no chão a ter convulsões, a revirar os olhos e
com o corpo todo a tremer. Colocámos a aluna de lado. Sabia que nestas situações a língua não pode enrolar-se e tentei puxá-la para fora. A funcionária agarrava a cabeça enquanto eu lhe ia mexendo nas mãos e ia falando com ela.Entretanto começou a espumar e a bufar fazendo uns barulhos tão estranhos que alguns colegas da turma, assustados, começaram a chorar. Quando a ambulância chegou ela já tinha acalmado e só recuperou a consciência 20 minutos depois. Hoje ainda não sei nada na aluna. Para que na próxima vez eu saiba como agir correctamente, fui pesquisar.O que fazer quando uma pessoa tem uma crise epiléptica?
Primeiramente não ter qualquer forma discriminatória de atitude,principalmente em ambientes públicos (ex.: escola), a fim de não acentuar ou naturalizar preconceitos que são vivenciados pelas pessoas com epilepsia,como por exemplo a popular afirmação de que " a baba (salivação excessiva) transmite a epilepsia", a ‘baba’ NÃO PEGA pois as epilepsia não são doenças, nem são contagiosas. Há algumas medidas a serem tomadas para auxiliar e promover um maior conforto e segurança para a pessoa durante uma convulsão ou crise epiléptica ( há casos, como nas 'ausências' que não há muitas atitudes a tomar a não ser a atenção para com o seu tempo de duração).
A - Atendimento a crianças:
1º - não tente remover a criança do lugar onde está.
Primeiramente avalie se este é um local que tem risco de machucá-la ou de causar algum acidente como bater a cabeça contra algum objecto.
2º- NÃO coloque a sua mão ou objectos na boca da criança. É muito comum ouvir que as crianças têm sufocamento com a própria língua, isto não vai ocorrer. Esta precaução é também porque há possibilidade se ferir a criança ou então desta morder involuntariamente a mão de quem a socorre.
3º Retire qualquer peça do vestuário que possa impedi-la de respirar livremente durante a convulsão.
4º Coloque a criança de lado, evitando que ela aspire as secreções e/ou muco que possam resultar de sua crise.
5º Procure medir o tempo da convulsão, e quando esta passar dos 5 minutos procure o serviço médico de urgência mais próximo, ou chame uma ambulância.

Sem comentários: