sexta-feira, novembro 11, 2005

Toda a verdade por:"O Caldeiradas" 23

Toda a verdade :S. Martinho

Dizem que só dois gajos não estão incorporados no dia de finados ou no dia de todos os santos como queiram e é o S roque que era coxo e atrasou-se e S. Martinho que estava bêbado demais para lá chegar por isso nunca foram feitos santos.
S.Martinho era um gajo rico como os tomates que vagueava pela cidade a ver se tudo corria como os conformes, reza a lenda que num dia de novembro ajudou um pobre coitado de morrer de frio dando-lhe a sua capa, depois o tempo melhorava e veio a lenda de verão de S .Martinho....puahhhhh(tenho que meter vinho na historia senão morre aqui.
Consta-se que o martinho (para os amigos) as sextas feiras com os amigos jogava strip poker mas que perdia sempre e tinha que correr todo nu pelas vinhas da região, ora uma linda vez que corria, escorregou e espetou-se contra umas vinhas amassando as uvas e vendo aquele liquido no chão viu logo que ali havia perspectivas para o futuro. Ora indo tendo com os amigalhaços todo cagado de sumo de uva eles logo o trataram de o lavar, mas naquele tempo ainda não havia ralos e aquele liquido tinha que desaparecer e então meteram-se todos a mamar feitos camelos nasceu assim a agua pé. Escusado será dizer que ele passou os 20 anos seguidos dentro do local onde jogavam as cartas morrendo mesmo de cirrose




Quadras de S. Martinho
Dia 11 de Novembro
È o dia de São Martinho
Come-se a Castanha assada
E mais o caldo verdinho
É a 11 de Novembro
O nosso grande magusto
No lume estoura a castanha
Mas ninguém apanha susto
È dia de São Martinho
É a festa da castanha
Em vez de sol á chuva
É outono, ninguém estranha

Sem comentários: